sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Perceção visual

                                     Perceção Visual

 
 Existem 4 tipos de percepção visual:

- Percepção de formas;
- Percepção de faces e emoções associadas. Um tipo especializado de percepção de formas;
- Percepção de profundidade, orientação e movimento;
- Percepção de cores(ou visão em preto e branco);
- Percepção de intensidade luminosa.
  • Percepção visual é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão constituído na habilidade de detectar a luz e ver as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico. 
  • Entende-se por percepção visual um conhecimento teórico, na estética,  relacionado à forma e suas sensações. É um tipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não-relevantes da sua obra.

 Proximidade

Os objetos mais próximos entre si são percebidos como grupos independentes dos mais distantes. Na figura abaixo há quatro grupos, os três grupos da direita ainda podem ser agrupados entre si, distinguindo-se do grupo da esquerda.

Fechamento

Nossos cérebros adicionam-se componentes que faltam para interpretar uma figura parcial como um todo.(circulo e rectângulo em branco)


Similaridade ou semelhança

Objetos similares em forma ou tamanho ou cor, são mais facilmente interpretados como um grupo. No desenho abaixo, os circulos brancos e pretos parecem agrupar-se, mesmo que a distância entre as filas sejam iguais. (círculos em branco e em preto)

Simetria

Elementos simétricos são mais facilmente agrupados em conjuntos que os não simétricos. Na figura abaixo as duas figuras da esquerda, simétricas são mais facilmente percebidas como um grupo, que o par da direita, em que uma das figuras não é simétrica.(figuras geométricas)

Destino comum

São itens que se movem no mesmo sentido, são mais facilmente agrupados entre si.

Continuidade

Uma vez que um padrão é formado, é mais provável que ele se mantenha, mesmo que seus componentes sejam distribuídos.
 Também já foi demonstrado que certas diferenças individuais, como as habilidades espaciais podem afetar a percepção visual. Há também outros fatores que podem influenciar a interpretação das nossas “viõses”, como a personalidade, estilos cognitivos, sexo, ocupação, idade, valores, atitudes, motivação, crenças, etc.

Conceito

É o complemento de uma ideia sugerida pelo autor da propaganda despertando, a quem vê, o desejo de possuir o objeto.
 É o estimulo que o cérebro recebe para imaginar como o comercial seria completado se fosse bem elaborado e cria a necessidade do consumidor.
 Os consumidores tendem a perceber os objetos como tudo e o cérebro dá continuidade ao que está incompleto. A percepção é a imagem mental que se forma com a ajuda das experiências e das necessidades. E o resultado de um processo de seleção é interpretação das sensações.


Quando lemos algumas frases, completamos logo com o que vem de seguida:

 Ex:      Água mole em pedra dura........... (tanto bate até que fura)
            Pau que nasce torto .................. (nunca se endireita)
            Casa de ferreiro.......................... (espeto é de pau





















Nenhum comentário:

Postar um comentário