sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A cor

                                                                A COR


 

  • A cor é uma percepção visual provocada pela ação de uma parte de fotões sobre células especializadas em retina, que transmitem através de informação processada no nervo óptico. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. 

 PERCEÇAO DA COR

A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
A cor não tem só que ver com os olhos e com a retina mas também com a informação presente no cérebro. O cérebro aprendeu a corrigir a cor com que «pinta» os objectos para eles terem a cor que se lembra que eles têm, e demora algum tempo a perceber que depois deve deixar de fazer essa correcção.

CULTURA 

 Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazis e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
Da mesma forma com que na cultura ocidental as cores são relacionadas a alguma virtude ou valor, no oriente elas são ligadas diretamente a armadilhas. Os japoneses, principalmente, criaram um sistema de cores e armadilhas para tentar se aproximar do conhecimento absoluto, visto que, quando algum desastre natural ocorria, era relacionado aos deuses. Desta forma, temos:

Cinza: Veneno;

Vermelho: Chamas, combustão espontânea.

Azul: Enchentes, alagamentos e grandes chuvas.

Ciano: Chuva. Não definido ainda como sendo um desastre ou alguma dádiva.

Verde: Seca e desastres relacionados às florestas.

Roxo: Perda de habilidade. Hoje isso é explicado pela falta de treino.

Magenta: Hipnose, perda da sanidade mental;

Violeta: Dor;

Alaranjado: Ligado à bruxaria e à feitiçaria;

Branco: Solidão. A morte de entes queridos por acidentes era relacionada a algum feito de uma pessoa que fora vingado por um deus matando alguém próximo.

• Preto: Destruição em massa. Geralmente relacionado a doenças;

Castanho: Vida. A única cor que incita a paz e a prosperidade.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário